Buscar conhecimento é uma das dicas para começar a fazer marketing com pouco dinheiro.
Uma hora ou outra uma questão que passa pela cabeça do empreendedor é o investimento em marketing. Seja porque está iniciando um novo negócioou porque precisa aumentar o alcance da sua marca e atrair novos clientes, o motivo no final é sempre o mesmo: tornar a marca conhecida e trazer retorno em vendas para o empreendimento. Mas, é possível fazer marketing com pouco dinheiro?
Nesse artigo, vamos te dar algumas dicas que podem ser feitas por pequenos negócios para começar a trabalhar com marketing. Vamos lá?
1. Crie páginas nas redes sociais
Uma das formas de fazer sua marca ser vista e conhecida por mais gente é a rede social, por isso, em um mundo cada vez mais digital é essencial que a sua empresa tenha contas em mídias sociais. Lá, é possível criar páginas empresariais que fornecem informações importantes para avaliar as visualizações, engajamento e outros dados dos seguidores.
Mas atenção, mesmo que a gestão da rede social da sua empresa seja feita por você é importante que ela tenha conteúdo. Então, programe-se e crie um cronograma de postagens para alimentar a sua rede com.
2. Cuide do seu cliente
Mesmo em grandes empresas com altos orçamentos para marketing, de nada adianta uma campanha espetacular e milionária se o atendimento não for capaz de receber esses potenciais clientes e atendê-los de maneira eficaz. Na internet, o atendimento ao cliente ganha ainda mais relevância tanto para o bem, como para o mal, visto que é simples fazer uma crítica ou reclamação sobre o produto assim como elogiar. Então, nada melhor do que cuidar do seu cliente e deixar que ele faça o marketing pela sua empresa.
3. Estude
Assim como outras áreas da empresa, o marketing precisa de investimento de tempo, dinheiro e conhecimento. Se a sua empresa ainda não tem condições de contratar um profissional ou agência de comunicação e marketing, você deve procurar cursos na área para se capacitar e conseguir criar soluções para o seu negócio nesse sentido.
4. Invista em Mídias Pagas nas Redes Sociais
O marketing digital permitiu uma democratização na forma de fazer publicidade e com isso pequenas empresas conseguem, dentro de um limite de verba, promover publicidade diretamente para o público-alvo específico daquela marca.
5. Faça parcerias
Uma boa estratégia para fazer marketing com pouco dinheiro é se unir com outras marcas que tenham o mesmo propósito que o da sua empresa. Além de ganharam mutuamente divulgando para um número maior de pessoas, é possível agregar valor à sua marca e dividir investimentos em ações promocionais, por exemplo.
6. Contrate profissionais da área
Mesmo com pouco dinheiro é possível encontrar profissionais que te orientem e te direcionem para caminhos mais interessantes para a sua jornada. Muitas vezes, ter uma consultoria de marketing pode ajudar a empresa a investir os recursos de maneira mais assertiva, evitando retrabalhos futuros de serviços que não foram bem feitos.
Ter um perfil nas redes sociais com conteúdo atraente e constante, focar em um atendimento diferenciado, aprender sobre marketing e suas possibilidades, encontrar empresas parceiras que tenham propósitos e valores semelhantes e que agreguem valor à sua marca são dicas para quem está pensando em investir em marketing, mas não tem muito dinheiro.
Conhecimento, dedicação e frequência são importantes para o sucesso
Porém, é importante destacar a dica 6. Assim como outras áreas da empresa, promover a sua marca offline ou online necessita de técnica, planejamento e conhecimento. Mais do que postar uma foto no instagram e colocar hashtags, uma estratégia de marketing completa envolve diversos profissionais que pesquisam, avaliam e constroem uma história de valor que vai atrair clientes para o seu produto ou serviço. Portanto, se você não tem tempo para se dedicar ou não tem o conhecimento necessário, cerque-se de profissionais que possam te ajudar nessa construção.
Quer conhecer o trabalho da FOLE digital? Somos uma empresa voltada para micro e pequenos empreendedores com a missão de descomplicar o marketing de maneira acessível aos nossos clientes.