PIX para pequenos negócios promete revolucionar as relações entre consumidores e comerciantes.
Você empreendedor já ouviu falar sobre PIX? De micro empresas a grandes corporações, essa nova tecnologia vai impactar a relação das empresas com seus clientes trazendo vantagens como: velocidade, disponibilidade, conveniência e segurança. Não sabe do que se trata? Fique com a gente e entenda os benefícios do PIX para pequenos negócios.
Vamos lá?
O que é o PIX?
O PIX é uma nova tecnologia de pagamentos e transferências instantâneas gerida pelo Banco Central que poderá ser utilizado por pessoas físicas, empresas e órgãos do governo. A previsão é que ele entre em funcionamento em novembro de 2020 em todo Brasil, trazendo um novo patamar de relação entre quem compra e quem vende.
Como ele funciona?
Pessoas poderão pagar contas, inclusive do governo, fazer transferências em qualquer dia e horário da semana ou pagar por um produtoutilizando apenas a leitura do QR Code, ou inserindo manualmente seus dados. Esses fatores tendem a melhorar a experiencia dos usuários ( de quem paga e de quem recebe)
No caso das empresas, basta que elas forneçam um código de QR Code para o consumidor fazer a leitura. O valor é transferido em segundos (em até 10) da conta do cliente para a conta do empreendedor vinculada ao PIX.
Quais são as vantagens do PIX para pequenos negócios?
- Dinheiro em caixa em poucos segundos diminuindo a necessidade de busca por crédito;
- Agilidade na transação (o dinheiro cai na conta em menos de 10 segundos);
- Possibilidade de recebimento em qualquer dia da semana e horário;
- Redução de custos(o valor pela transação PIX é muito menor do que uma TED, DOC ou boleto bancário);
- Segurança nas transações (o Banco Central segue protocolos rígidos de cibersegurança).
Quais são as vantagens do PIX para os pagadores?
- As transações são mais baratas;
- Transferências e pagamentos acontecerão em poucos segundos;
- Pagamento sem a necessidade de uso de cartão, dinheiro ou cheque
- Mais simples, democrático e sem burocracias
- Mais conveniente: transferências e pagamentos poderão ser feitos a qualquer dia da semana, 24h por dia.
Como preparar o meu negócio para o PIX?
Para a sua empresa oferecer esse novo meio de pagamento é necessário que ela seja uma participante direta ou indireta. Mas o que isso significa? O participante direto é aquela instituição bancária, fintech ou empresas de meio de pagamentos que tenha a tecnologia adequada, além de passar pelos testes do Banco Central para acessar o Sistema de Pagamentos do órgão regulador.
Não se assuste! Sua pequena empresa também pode oferecer o PIX para os clientes, bastando se tornar um participante indireto. Para isso,é necessário procurar um banco ou instituição financeira que tenha sido homologado e aprovado pelo Bacen como um participante direto e se vincular a ele.
O PIX para pequenos negócios vai ser um grande “divisor de águas” por ser um sistema mais democrático e com uma importante e relevante funcionalidade de receber os valores pagos pelos clientes instantaneamente pelos seus produtos e serviços, sem burocracias e facilitando a gestão de caixa.
Procure se inteirar sobre o assunto, verifique se o seu banco ou instituição financeira já está em conformidade e vai oferecer o PIX e se prepare para oferecer em primeira mão esse novo recurso!
Quer saber mais sobre as novidades no mundo do marketing e empreendedorismo? Nos acompanhe por aqui.
Até mais!