A definição de um nicho facilita a estratégia de marketing digital.
Segundo o dicionário Priberam, nicho de mercado é a “parcela de mercado composta por um público com necessidades específicas, que geralmente, ainda são poucos exploradas ou inexistentes comercialmente. A segmentação de modelos de negócios por nicho está cada vez mais em ascensão, por vários motivos, como por exemplo, a necessidade de encontrar prestadores de serviços ou produtos nos quais são especialistas no assunto.
A escolha de um nicho é um dos primeiros passos para empresas que querem usar essa estratégia para atingir um público-alvo bem direcionado, não apenas no marketing digital, mas desde a concepção da empresa. É bom ficar claro, que o mercado é dinâmico, e o empreendedor não deve ficar preso a este nicho. Adaptar, inovar e entender as mudanças de cenários fazem parte de atributos de empresários de sucesso.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre como escolher um nicho de mercado, seus benefícios e como isso impacta a sua estratégia de marketing digital. Vamos lá?
Detalhando o nicho
Como dissemos, o nicho de mercado visa atender a uma parcela de clientes que precisam de soluções semelhantes e poucos exploradas ainda. Diferente de segmento, o nicho é ainda mais específico. É necessário segmentar diversos subnichos até descobrir qual é o seu. Vamos ver um exemplo: segmento da saúde > nicho da saúde e bem estar > subnicho de saúde e bem estar da mulher > subnicho da saúde e bem estar da mulher na gravidez.
Como escolher um nicho
Alguns pontos são importantes de serem observados para a definição de um nicho. Veja alguns deles:
- Você gosta do assunto?
Ter afinidade com o produto ou serviço é um dos primeiros passos para a definição do nicho de mercado da sua empresa. Ter paixão e conhecimento sobre o produto ou serviço que vai vender facilita, abre portas, além de deixar o trabalho mais prazeroso.
- Quais são os seus conhecimentos sobre o assunto?
Além de gostar, conhecer sobre o mercado que você quer explorar é outro passo importante. Não é porque você gosta de cerveja que tem o conhecimento necessário para abrir uma fábrica de cerveja, não é mesmo? Mas, claro, se esse é o seu objetivo e você ainda não tem o conhecimento, basta se aprimorar, fazer cursos, ler sobre o assunto e se preparar.
Em um mercado nichado é importante ter argumentos que falem com clareza e convençam seus clientes de que de fato, a sua empresa, acredita no que ela se propõe.
- O mercado está interessado nesse segmento? Tem demanda?
Não basta gostar e entender sobre o assunto se o público não tem interesse em comprar o seu produto ou serviço. Por isso, faça um bom plano de negócios para verificar a viabilidade do seu novo empreendimento, identifique problemas, pense na soluções e teste.
Algumas ferramentas disponíveis gratuitamente na internet podem ajudar a encontrar ideias para descobrir o nicho de mercado da sua empresa. Veja algumas:
– Buscador do Google e Youtube: os buscadores do Google e do Youtube possuem um número grande de chances para identificar um nicho com potencial de ser explorado. Ao digitar uma palavra ele se auto complementa mostrando o que as pessoas estão procurando.
– Comentários nas redes sociais ( facebook, Instagram, Twitter etc): leia os comentários das pessoas, o que elas pensam, o que estão interessadas, participe de fóruns e grupos de discussão.
– Google Trends: mostra as tendências dos assuntos mais procuradas no Google. Lá é possível comparar um termo com outro, filtrar por período, por região, analisar gráficos e outras funcionalidades.
O nicho e o Marketing Digital
Com a escolha do seu nicho bem definida, o marketing digital tem muito a oferecer para a captação de clientes interessados em consumir o seu produto. Isso porque o marketing digital por si só já é um recurso de marketing que possibilita uma comunicação bem segmentada e voltada para atingir as suas personas (ou seu público-alvo) com mais facilidade.
A produção de todo conteúdo estará bem focada em resolver os problemas específicos daquele público, bem como os anúncios patrocinados serão veiculados diretamente para quem já demonstrou interesse naquele tipo de assunto. Aqui no nosso blog, temos vários conteúdos “O que é marketing Digital”, “O que é inbound marketing” e “Remarketing: o que é e por que usá-lo na sua estratégia de marketing digital” que podem te ajudar a entender melhor sobre marketing digital.
Concluindo
No artigo dessa semana, você entendeu o que é nicho, aprendeu a diferenciar a segmentação de nicho, bem como recebeu dicas de como escolher um nicho para sua empresa. Além disso, você viu que ter nicho bem definido é uma boa estratégia de marketing, pois os investimentos são direcionados para atrair o cliente com mais probabilidade de fechar negócio com a sua empresa.
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Até a próxima!