No outbound marketing a prospecção de clientes é feita de forma ativa e direta.
Ao contrário do inbound marketing, que atrai o lead (potencial cliente) por meio de conteúdo e de forma indireta; o outbound marketing utiliza uma abordagem direta e ativa com o mesmo objetivo de captar um possível consumidor. Ao invés de buscar um público extremamente nichado, essa estratégia de marketing preza por difundir a sua marca, uma vez que consegue atingir um número maior de pessoas.
No texto de hoje vamos falar sobre esse tipo de marketing, quais são as ações que estão inseridas no universo do outbound marketing e as vantagens de implantar essa estratégia no seu plano de marketing. Vamos lá?
Na prática, como o Outbound funciona?
O outbound pode ser utilizado de inúmeras formas para atingir o público de maneira direta. Neste caso é a empresa que faz o primeiro contato com o consumidor e não o contrário. Confira algumas formas possíveis:
- Prospecção ativa da área comercial por linkedin ou listas de e-mails (vale ressaltar aqui que não é indicada a compra de listas. Essa ação fere a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, uma vez que o cliente não autorizou a sua empresa a entrar em contato com ele e não permitiu o uso de seus dados);
- Participação em eventos, feiras e palestras;
- Telemarketing;
- Propaganda em rádio, TV, jornais impressos, outdoors;
- Material impresso, como flyers;
- Patrocínios diversos (times esportivos, eventos sociais e outros).
O Outbound pode ser usado no online?
Sim. Pensar que o outbound é uma estratégia offline é um mito. Se você parar para analisar, vai se lembrar instantaneamente de estar assistindo a um vídeo no Youtube, por exemplo, e ser interrompido por um anúncio. Essa pode ser considerada uma estratégia outbound, pois você não queria ou estava esperando para assistir àquele anúncio naquele momento; você foi interrompido.
Inbound x Outbound: qual é o melhor?
Com a mudança de comportamento do consumidor, do surgimento do marketing digital e do início da aplicação do conceito de marketing de atração, o inbound marketing, muitos se questionaram sobre o fim do marketing convencional, ou o outbound marketing.
No entanto, o que vemos até agora é que as forma de se fazer marketing são diferentes, mas podem ser complementares em muitos casos. Essa não é uma batalha que tem apenas um vencedor. Na verdade, vencerá quem souber utilizar o melhor dos dois mundos em uma estratégia de marketing eficaz. Já temos um nome para isso: o allbound, que é a junção entre o outbound com o inbound marketing.
Evolução do Outbound Marketing
A forma de fazer marketing mudou até nas áreas mais tradicionais, como o outbound. E que bom que mudou, pois uma dessas mudanças foi buscar conhecer melhor as pessoas, ouvi-las e entender de que forma uma campanha publicitária poderia causar mais impactos positivos do que negativos.
Minha empresa deve investir em Outbound marketing?
Antes de decidir, é preciso analisar alguns pontos essenciais, como: qual é o público-alvo da sua empresa: outras empresas (B2B – business to business) ou cliente final (B2C – business to consumer); o valor disponível para investimento; a experiência da equipe; o porte da empresa e o ticket médio de compra.
Essas informações são importantes de serem observadas, pois um investimento em outbound é mais alto e demanda uma experiência maior dos profissionais envolvidos. Além disso, estudar o público e saber qual estratégia será a mais adequada para atingi-lo são fatores que precisam ser considerados na hora da decisão, seja ela qual for.
Dica: os resultados do Inbound Marketing podem demorar anos até que traga um retorno. Investir em uma estratégia outbound no lançamento do produto ou serviço, pode ser uma excelente estratégia de branding, onde a sua marca será apresentada para o público.
Conclusão
Como pudemos observar, essa ferramenta de marketing que não “pede a permissão”do leitor, telespectador ou ouvinte para aparecer, o outubound marketing, está longe do fim. Até mesmo o marketing tradicional vem se modernizando para atender a um público cada vez mais exigente e com voz ativa, portanto, saber analisar e escolher o tipo de estratégia mais adequado, ou mesmo a junção de inbound com o outbound ( allbound) pode ser uma opção interessante, sim.
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Até mais!