Estratégia de SEO deve levar em consideração a experiência do usuário no consumo do conteúdo.
Aparecer nas primeiras páginas do Google parece sonho, mas é possível. Desde que você use técnicas de SEO ( Search Engene Optmization) ou otimização para mecanismos de busca. Mas o que é isso, como fazer e quanto tempo consigo ter resultados? Calma, que no artigo de hoje vamos explicar tudo isso. Fica com a gente!
Mecanismo de busca e o SEO
Uma estratégia de SEO é criada para fazer um determinado conteúdo aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de busca utilizando palavras-chave para isso. Desta forma, os motores ou mecanismos indicam o conteúdo ideal procurado pelo usuário.
Estes mecanismos funcionam como uma forma de organizar tudo que está na internet, coletando, armazenando textos, vídeos ou imagens. Embora cerca de 95% da população utilize o Google como sua ferramenta principal para buscas na internet, existem outros motores, como o Bing, Yahoo, Terra, Web 2.0 etc.
Vantagens de estar nas primeiras páginas do Google
- Autoridade para a sua empresa/marca sobre o assunto;
- Mais tráfego; mais leads; mais clientes; mais vendas;
- Mais notoriedade; visibilidade;
- Reforço de marca.
Como os mecanismos de busca funcionam?
Como dissemos, os sites de busca procuram pelo conteúdo ideal para dar respostas às perguntas feitas pelos usuários. Questionamentos, como “o que é SEO”; “qual é a previsão do tempo para o Rio de Janeiro”; “onde comprar máquina de lavar em Belo Horizonte” são perguntas feitas nos buscadores, que a partir do uso de robôs, conseguem identificar e rankear os melhores resultados da web sobre aquele assunto. Tudo isso feito em milésimos de segundos.
Mas como os sites de busca sabem qual página indicar?
É aí que nasce o SEO. No momento em que os robôs estão fazendo o rankeamento dos conteúdos – após fazerem uma consulta geral nas páginas da internet e de indexá-las no buscador, o conteúdo é rankeado, ou seja, as páginas são colocadas na ordem de exibição.
Para que as páginas ganhem espaço entre as indicações é bem provável que a equipe de produção de conteúdo utilizou diversas técnicas de SEO para isso.
Como ranquear melhor no Google?
Os buscadores estão ficando cada vez mais inteligentes, visando levar ao usuário a melhor experiência possível. Diante disso, um dos fatores que mais influencia um bom posicionamento é um conteúdo produzido de fato para melhorar essa experiência.
Portanto, não adiantar encher um texto com as palavras-chave que um usuário procuraria, mas que não trazem nada de relevante sobre o assunto. Páginas que utilizam esses recursos geralmente sofrem penalizações pelo Google entrando no que é conhecido como Black Hat.
Fatores de rankeamento
Existem duas maneiras principais de rankear no google: On Page e Off Page.
- On page: são as técnicas utilizadas na sua própria página. Ali devem ser inseridas as palavras-chaves principais e secundárias do que se deseja ter um posicionamento na internet.
É possível trabalhá-las na produção do conteúdo, nos títulos e subtítulos, nas imagens, vídeos, URL’s; na escaneabilidade do texto e muito mais.
- Off page: é a forma como outros sites referenciam o seu conteúdo, que pode ser feito por links para o seu site, buscas diretas por ele, entre outros.
10 dicas de SEO para sua empresa ter mais chances de chegar ao topo do Google.
- Pesquise e defina as palavras-chave que vai utilizar na produção do conteúdo.
- Faça um bom título e inclua a palavra-chave.
- Não há uma quantidade definida de vezes para repetir a palavra-chave dentro de um texto. Tenha bom senso, pense no usuário que vai ler e use sinônimos. O Google usa a semântica para entender o seu site.
- Tenha URL amigáveis com a palavra-chave descrita. Evite deixá-la grande, com vários números ou outros caracteres.
- Pense em formas de proporcionar uma leitura mais agradável ao usuário. Use bullet points, listas e marcadores para facilitar a visualização.
- Não se esqueça das imagens. Elas também rankeiam, portanto, coloque legendas e a renomeie com a palavra-chave.
- Avalie a arquitetura do seu site e faça correções ou implementações, se necessário. Exemplo: verifique se existem links quebrados no site, se ele é responsivo ou se existe busca interna monitorada pelo Google Analytics.
- Veja o tempo de carregamento da página. Isso conta muito para o Google!
- Aprofunde no conteúdo que vai apresentar para o seu público, leve diferentes pontos de vistas e nunca copie um conteúdo.
- Cuidado com o português. Erros de ortografia e gramática podem ser considerados conteúdos de baixa qualidade pelo buscador.
Em quanto tempo aparecem os resultados de uma estratégia de SEO?
Em uma estratégia de SEO não existe mágica e o resultado não é colhido logo após colocar o seu site ou blog no ar. Especialistas estimam que um trabalho bem feito de SEO demore entre 6 meses e 1 ano para começar a aparecer.
Como medir os resultados?
Os resultados devem ser medidos de acordo com o objetivo da estratégia. De maneira geral, algumas métricas são interessantes de serem acompanhadas:
- Quantidade de visitas orgânicas ao site
- Leads orgânicos
- Quantos acessos orgânicos vieram da versão mobile e quantas do desktop
Bom, agora você já entendeu o que é o SEO e como ele é um fator essencial para colocar a sua página na internet entre as primeiras nos buscadores. Recebeu também dicas preciosas para começar a avaliar se a sua empresa está produzindo um conteúdo utilizando estas técnicas, mas é importante saber que as mudanças são dinâmicas, portanto, é preciso se atualizar, sempre.
Outro ponto que dissemos de extrema relevância é o quanto o Google valoriza a qualidade no conteúdo produzido, por isso, invista um tempo maior para pensar e criar seus conteúdos, pois só assim os resultados poderão ser vistos.
Se você quer profissionalizar a produção dos conteúdos da sua empresa, então entre em contato com a gente. A Fole Digital possui esse serviço criando um material relevante, de qualidade e que utiliza as técnicas de SEO na sua construção.