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Mulher negra com celular na mão com ícones mostrando conexão.

Descubra por que é importante investir na Integração de canais

Ferramentas que integram os canais aumentam as vendas e fidelizam clientes.

Já pensou em fazer a integração de canais de comunicação e vendas da sua empresa? Se você ainda não pensou nisso é hora de colocar essa meta na sua lista, uma vez que a forma como os clientes consumem está bem diferente do que estávamos acostumados há alguns anos.

Atualmente, antes de fazer uma compra, as pessoas pesquisam na internet, vão à loja física, seguem as marcas nas redes sociais e muito mais.


No artigo desta semana, entenda por que investir em uma estratégia de integração de canais é essencial para melhorar as suas vendas e a experiência do seu cliente. Confira!

Mudança de comportamento do consumidor


A mudança de comportamento do consumidor vem com a democratização do acesso à internet e smartphones. Para se ter ideia, em 2020, já são mais de 400 milhões de dispositivos digitais no Brasil, segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas.


É muita gente conectada e a procura dos melhores produtos e serviços, por isso, investir na integração dos seus canais é uma excelente forma de trazer novos leads e fidelizar clientes.

O que significa integrar os canais de atendimento?


Integrar os canais de atendimento significa que cada um deles se comunica com o outro com o objetivo de proporcionar a melhor experiência do consumidor e aumento nas vendas. Essa estratégia recebe o nome de omnichannel.

Como faço essa integração?


Uma estratégia ominichannel pode ser feita pela sua equipe interna de TI ou por meio da contratação de uma empresa especializada que indicará o melhor caminho de acordo com a sua necessidade.


Antes disso, no entanto, é preciso que a empresa tenha conhecimento sobre o seu público e o seu comportamento de compra online e offline. Outros dois pontos importantes são ter um time afiado para atendimento ao cliente, seja no SAC ou na venda direta e uma excelente logística.

Quais são as vantagens do ominichannel?


• Maior ticket médio nas compras.

• Todos os seus canais de vendas “conversarão” entre si. Isso significa que um cliente pode fazer uma compra na loja online e retirar na loja; que ele pode passar na loja física e concretizar a compra pelo aplicativo; que ele pode conhecer mais sobre o produto adquirido em um artigo no blog ou nas redes sociais.

• Mais pontos de contato com o cliente e mais chances de compra. Nesse sentido, além de estar em todos os canais e integrá-los é essencial que a opção para compra também esteja disponível em todos eles.

• A experiência do seu cliente é melhor, portanto, aumenta as chances de venda.

• Mais dados para tomada de decisão, já que a jornada do cliente será toda mapeada.

• Maior fidelização dos seus clientes.

• Agilidade no processo de vendas, pois com a integração é possível rastrear toda a jornada do cliente e fazer ofertas mais assertivas.

• Atendimento personalizado e mais humanizado.

Como vimos, a integração dos canais de atendimento é um caminho sem volta. O consumidor mudou e as empresas precisam acompanhar esse processo para manter seus clientes.

Para finalizar, vale destacar que o processo de integração dos canais de comunicação e vendas é essencial, mas antes disso é necessário conhecer bem o seu público e preparar o seu time interno para atender às demandas dos seus clientes com qualidade, afinal, não adianta uma excelente estratégia de marketing se a experiência do cliente não for positiva, não é mesmo?

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Até a próxima!

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