fbpx
estratégia de marketing

O que é Marketing Digital

Você sabe o que é marketing digital? Se a sua reposta for não, fique com a gente que vamos te explicar os conceitos básicos desse tipo de marketing e te falar como ele pode ser importante para aumentar o poder da sua marca e aumentar as suas vendas.

Antes de falarmos sobre o marketing digital, no entanto, vamos entender primeiro o que é o marketing convencional. Veja aí?

O marketing convencional

Pare para pensar em como você ou seus pais conheciam algum produto ou serviço há algumas décadas. Pensou? Pois, bem. A resposta provavelmente é pela televisão, rádio, revista, outdoor ou até por um panfleto entregue na rua.

Uma das diferenças principais com o marketing digital é o controle da efetividade das ações. No online é possível mudar a estratégia em tempo real caso ela não esteja atendendo às expectativas. No marketing offline, os resultados são aferidos ao término da campanha. Além disso, se a publicidade foi feita em diversos canais diferentes é complicado mensurar qual deles teve maior assertividade.

Mesmo diante dessas diferenças é importante salientar que o marketing convencional, o offline, é tão importante quando o online. Juntos, eles se complementam e geram resultados ainda sólidos para empresa.

Resumindo…

  • É feito em comunicações offline:rádio, TV, outdoor, revistas, jornais, sinalização, adesivos em frota, patrocínios, brindes, entre outros.
  • O alcance é maior do que o digital na maioria das vezes.
  • O marketing tradicional gera muito interesse, mas não necessariamente esse interesse gera clientes. Sua empresa ganha em conhecimento de marca.
  • Geralmente o custo de campanhas em mídias convencionais são mais caras do que no digital.
  • O marketing offline e o online não são excludentes, mas sim complementares.

Como fazer o marketing digital

O marketing digital é aquele feito na internet e, assim como o offline, ele pode ser feito em vários canais e de diversas formas, como em sites, blogs, por e-mail – marketing, por anúncios pagos no Google, nas redes sociais, entre outros.

Uma das vantagens do marketing digital, sem dúvidas, é a possibilidade de segmentar o público que será impactado pelos anúncios online. Nesse caso, as pessoas que receberão o conteúdo já têm alguma predileção ou interesse pelo produto/ conteúdo que a empresa está oferecendo, aumentando o engajamento e, consequentemente, a compra.

Como dissemos anteriormente, o marketing digital permite que a campanha seja alterada em tempo real e com isso, tenha mais chances de acertos.

Resumindo…

  • Em geral é mais barato que o marketing offline.
  • É possível segmentar o público que vai receber o anúncio.
  • O Retorno Sobre Investimento (ROI) nas campanhas online costumaser menor que no offline, justamente pela segmentação.
  • A interatividade com o cliente é online e o feedback também. Por isso, é importante que a empresa esteja preparada para um atendimento ágil e de qualidade.
  • O micro e pequeno empreendedor têm mais chances de competir por espaços com grandes marcas no mundo digital. Desde que ele atraia o cliente ou potencial cliente com um conteúdo bem feito e entregue o que lhe pediu com a mesma qualidade.

De maneira geral, o marketing digital democratizou a forma de vender, dando a pequenos empresários a chance de se destacarem com seus produtos, uma vez que o investimento em marketing tradicional muitas vezes é impensável para esse perfil de empresários.

E, aí? Achou relevante o marketing digital para a sua empresa? Seja ele offline, online ou ambos, é importante se munir de conhecimento, estudar e saber como aplicar esse conhecimento na prática ou contratar empresas que prestem serviço nessa área.

Se quiser conversar, chame um dos nossos especialistas. Estamos à disposição.

#foledigital #blogfole #marketingdigital

×