Credibilidade, autoridade e popularidade são alguns dos motivos para investir em marketing para pequenas empresas.
Investir em marketing para pequenas empresas pode não ser uma das opções para empreendedores que estão começando por falta de conhecimento ou por medo de ser um serviço muito caro. Muitos negligenciam essa área extremamente importante para a venda de seus produtos e serviços ou o fazem de maneira amadora sem buscar conhecimento específico ou por profissionais especializados.
No artigo de hoje, quero falar com vocês sobre alguns motivos relevantes que você deve levar em consideração na decisão de investir ou não em marketing para a sua pequena empresa.
Vamos lá?
Antes de tudo, precisamos entender o que é o marketing. O dicionário Priberam define marketing como “o estudo das atividades comerciais que, a partir do conhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, tende a dirigir os produtos, adaptando-os para o seu melhor mercado”. Em outras palavras, é a forma como uma empresa posiciona o produto ou serviço de maneira que atinja o público-alvo e desperte o seu desejo de compra utilizando, claro, várias estratégias baseadas em estudos.
Por que investir em Marketing
- O marketing para pequenas empresas coloca o seu negócio em destaque perante outros; em um mercado cada vez mais competitivo é preciso um esforço para mostrar o diferencial perante tantos concorrentes.
- A sua marca ganha notoriedade. Já ouviu a frase “quem não é visto, não é lembrado”? É exatamente isso. A sua marca precisa ser vista, ela precisa despertar no seu público-alvo o interesse pela compra.
- Investir em marketing pode alavancar o seu negócio, fazendo suas vendas aumentarem.
- O marketing bem feito faz com que a sua marca tenha credibilidade. O que isso significa? Que o seu negócio se torna uma fonte confiável sobre o assunto; sua marca vira especialista no seu ramo de negócio.
Investir em Marketing é caro
Antes de pensar em caro ou barato é necessário entender que marketing é um investimento assim como a compra de itens que vão facilitar o seu dia a dia como empreendedor. O marketing é um aliado que trabalha em conjunto com outros fatores para fazer o seu negócio crescer.
Para quem está começando a entrar no mundo do marketing e publicidade, uma das regras mais conhecidas da área e difundida por Philip Kotler são os 4 P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção. Não se engane, o marketing sozinho não consegue sustentar nenhuma empresa por muito tempo, por esse motivo a estratégia deve ser 360 e envolver todas as áreas da empresa.
De olho no digital
Existem diversas formas de trabalhar o marketing para pequenas empresas. Há alguns anos realmente seria difícil acreditar que poderíamos ver a marca de um pequeno negócio em um outdoor, por exemplo.
Porém, com o adventoda internet e a digitalização cada vez mais rápida, é possível pensar em estratégias que tragam resultados mais efetivos do que o outdoor, como em ações na internet. As vantagens para o pequeno empresário são muitas e vão desde um investimento mais direcionado e que atinge em cheio o público-alvo, um acompanhamento de resultados mais detalhado e a agilidade do digital.
No texto de hoje você viu que investir em marketing pode trazer resultados efetivos para a sua empresa, nunca esquecendo que ele está de mãos dadas com as outras áreas da empresa. Viu também que a internet democratizou o marketing podendo ser usado por pequenas empresas que possuem recursos menores que grandes empresas e com resultados interessantes.
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